Bem-vindos ao último episódio de "Conhecendo as Festas" neste ano de 2016. Prometemos voltar em 2017 para conhecer aqueles que animarão a nossa festa no próximo ano.
Mas vamos ao que interessa e hoje vamos falar de uma tradição já secular nas festas dos pescadores de Matosinhos... A Procissão.
Considerada por muitos como a mais bela do distrito do Porto e até do Norte do país, a Majestosa Procissão em honra do Mártir São Sebastião é uma das maiores e mais belas do país.
Com mais de 200 anos, a procissão do Mártir é uma das mais antigas do distrito do Porto atraindo todos os anos centenas de milhares de visitantes às ruas de Matosinhos e, principalmente, ao Porto de Pesca, onde ocorre o ponto alto da mesma: A Benção ao Mar.
Em tempos vivida com mais intensidade, a Benção ao Mar é uma já secular tradição deste cortejo. Os andores chegam ao porto de pesca e, param de frente para os cais. No palco, montado para o efeito, o Abade de Matosinhos benze o mar e os barcos que estão embandeirados. No final, uma apoteótica sessão de morteiros misturada com as sirenes do barco saúda o padroeiro dos pescadores de Matosinhos.
Composta por 28 andores, este ano a procissão conta com mais um. Uma réplica da imagem de Nossa Senhora das Dores da Póvoa de Varzim, feita de propósito para sair a partir deste ano na procissão dos pescadores de Matosinhos. Com isso, a majestosa procissão passa a contar com 29 andores.
Este ano o cortejo sai no dia 17, Domingo, pelas 15:30 da Igreja de Matosinhos. A partir de Sexta-feira já pode admirar os andores enfeitados com flores naturais na Igreja Matriz.
Para ver fotos da procissão entre no nosso facebook clicando aqui.
Não se esqueça que é já no próximo fim-de-semana que começam as festas dos pescadores de Matosinhos e nós contamos consigo.
Quanto a este espaço... volta em 2017!
Bem haja e até Sexta!!
Sem comentários:
Enviar um comentário